15 de Outubro de 2018

Obesidade, Cápsual Endoscópica e Cirurgia do Aparelho Digestivo

Cápsula Endoscópica

Cápsula endoscópica é a utilização de uma cápsula de vídeo do tamanho de uma pílula de vitamina como um endoscópio, o qual apresenta câmera e fonte de iluminação própria. Enquanto a cápsula de vídeo viaja ao longo do aparelho digestório, imagens vão sendo enviadas para um gravador de informações que ficará acoplado na cintura do paciente através de um cinturão. A maioria dos pacientes considera o teste confortável. Posteriormente estas imagens serão visualizadas num vídeo-monitor. A Cápsula Endoscópica permite o exame das três porções do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), locais até hoje de difícil visualização pelos exames convencionais.

Qual a Indicação de Utilização de Cápsula Endoscópica?

A cápsula endoscópica está indicada nas Doenças do Intestino Delgado como Hemorragia Digestiva Oculta, Doença de Crohn, Tumores Intestinais Benignos e Malignos e outras como: Enteropatia por AINE, Enteropatias secundárias a Doenças sistêmicas (SIDA, rejeição a transplantes,...) na maioria dos casos onde outros procedimentos falharam. A cápsula endoscópica poderá ser utilizada para se obter informações sobre a motilidade e o tempo de passagem gástrico e do intestino delgado.

Procedimento do Exame da Cápsula Endoscópica.

[ VER VÍDEO ]

Sensores serão colocados no abdômen do paciente através de fitas adesivas. A cápsula endoscópica ingerida passa naturalmente pelo trato digestório enquanto transmite imagens de vídeo para um gravador de informações, preso em um cinturão, por aproximadamente oito horas. O paciente poderá comer quatro horas após a ingestão da cápsula, a não ser que haja orientação para outra dieta.

No final do procedimento, o paciente deverá retornar a clínica para devolver o gravador de informações e o cinturão com os sensores. As imagens adquiridas durante o exame serão copiadas para uma estação de trabalho para análise detalhada.

Como a Cápsula é Eliminada?

A cápsula ingerida passa naturalmente pela luz intestinal. O paciente não deverá sentir nenhuma dor ou desconforto enquanto a cápsula estiver sendo excretada.

Copyright© 2012 - Todos os direitos reservados - Melhor visualização em 1024 X 768

Instituto de Laparoscopia & Robótica
Rua Dona Adma Jafet, 74 Conjunto 77
Cep 01308-050, São Paulo - SP
Email: instituto@laparoscopia-robotica.com.br

Tel: +55 (11) 2729-5155 / Fax + 55 (11) 2729-9155