15 de Outubro de 2018

Obesidade, Cápsual Endoscópica e Cirurgia do Aparelho Digestivo

Conhecendo o aparelho digestivo

Para entender melhor como a cirurgia para perda de peso funciona, é importante entender como seu trato gastrintestinal funciona. À medida que o alimento que você ingere passa pelo trato gastrintestinal, vários sucos digestivos e enzimas são introduzidos em estágios específicos, que permitem a absorção dos nutrientes. O material do alimento que não é absorvido é então preparado para eliminação. Veja abaixo uma descrição simplificada do trato gastrintestinal. Seu médico pode fornecer uma descrição mais detalhada para lhe ajudar a entender melhor como a cirurgia bariátrica funciona.

O Sistema Digestivo Humano.

1 O esôfago é um longo tubo muscular que leva o alimento da boca para o estômago.

2 O abdômen contém todos os órgãos digestivos.

3 O estômago, situado na parte superior do abdômen, normalmente retém um pouco mais de 1500 ml de uma única refeição. Aqui, o alimento é misturado a um ácido produzido para auxiliar na digestão. No estômago, o ácido e outros sucos digestivos são adicionados ao alimento ingerido, para facilitar a fragmentação das proteínas complexas, gorduras e carboidratos em unidades pequenas e mais absorvíveis.

4 Uma válvula na entrada para o estômago, vinda do esôfago, permite que o alimento entre, enquanto evita o "refluxo" para o esôfago do alimento misturado ao ácido, causando danos e dor.

5 O piloro é um pequeno músculo arredondado, localizado na saída do estômago e entrada para o duodeno (a primeira seção do intestino delgado). Ele fecha a saída do estômago, enquanto o alimento está sendo digerido e transformado em uma forma menor e mais facilmente absorvível. Quando o alimento é apropriadamente digerido, o piloro se abre e permite que o conteúdo do estômago passe para o duodeno.

6 O intestino delgado tem um comprimento de aproximadamente de 4,5 a 6 metros, onde ocorre a maior parte da absorção dos nutrientes do alimento. O intestino delgado é composto de três seções: duodeno, jejuno e íleo.

7 O duodeno é a primeira seção do intestino delgado, onde o alimento é misturado à bile produzida pelo fígado e outros sucos pancreáticos. É onde a maior parte de ferro e cálcio é absorvida.

8 O jejuno é a parte do meio do intestino delgado, que se estende do duodeno até o íleo e é responsável pela digestão.

9 O último segmento do intestino, o íleo, é onde a absorção das vitaminas A, D, E e K solúveis em gordura e outros nutrientes são absorvidos.

10 Uma outra válvula separa os intestinos delgado e grosso, para evitar que o conteúdo do cólon misturado a bactérias retorne ao intestino delgado.

11 No intestino grosso, o excesso de líquidos é absorvido, formando uma evacuação firme. O cólon pode absorver proteínas, quando necessário.

Copyright© 2012 - Todos os direitos reservados - Melhor visualização em 1024 X 768

Instituto de Laparoscopia & Robótica
Rua Dona Adma Jafet, 74 Conjunto 77
Cep 01308-050, São Paulo - SP
Email: instituto@laparoscopia-robotica.com.br

Tel: +55 (11) 2729-5155 / Fax + 55 (11) 2729-9155