15 de Outubro de 2018

Urologia - Procedimentos Cirurgicos

Aplicações da cirurgia laparoscópica e robótica em Urologia

Marcos Tobias-Machado
Urologista do Instituto de laparoscopia e robótica.

CIRURGIAS SOBRE A BEXIGA

Vídeo 1 - FISTULA VESICO-VAGINAL: TRATAMENTO LAPAROSCOPICO

O tratamento dos tumores vesicais com cistectomias parciais assim como cistectomias radicais ou cistoprostatectomias radicais encontram-se bastante desenvolvidas em centros especializados, sendo uma opção menos invasiva e que apresenta resultados semelhantes a cirurgia aberta quando se considera a cura do câncer (31). Nesta indicação particular pode-se utilizar também o auxilio do robô para obter bons resultados.
Já o tratamento de patologias benignas como divertículos vesicais ou endometriomas e trauma vesical na dependência de sua localização, pode ser realizado com segurança (32,33).
A técnica de correção da incontinência urinária de esforço (cirurgia de Burch) encontra-se perfeitamente dominada e com bons resultados em nossa experiência (34).
Entretanto, alguns trabalhos da literatura mostram resultados modestos num seguimento maior do que cinco anos (35,36). Existem, porém, outras opções menos invasivas como as cirurgias de sling e o TVT, que apresentam resultados mais duradouros em longo prazo, motivo pelo qual a técnica laparoscópica tem sido hoje raramente indicada (37).


Referencias Bibliográficas

[ Voltar ]

Copyright© 2012 - Todos os direitos reservados - Melhor visualização em 1024 X 768

Instituto de Laparoscopia & Robótica
Rua Dona Adma Jafet, 74 Conjunto 77
Cep 01308-050, São Paulo - SP
Email: instituto@laparoscopia-robotica.com.br

Tel: +55 (11) 2729-5155 / Fax + 55 (11) 2729-9155