15 de Outubro de 2018

Ginecologia e Obstetrícia

Leiomiomas Uterinos

Os leiomiomas (miomas) são os mais comuns tumores benignos uterinos, estando presente em até metade de todas as mulheres na faixa etária dos 40 aos 50 anos de idade. Grande parte das mulheres portadoras de miomas uterinos não têm sintomas, e portanto não necessitam de tratamento. Os sintomas mais comuns são o aumento na quantidade e duração das menstruações, cólicas menstruais, e sangramento entre as menstruações. Pode haver também dores pélvicas tipo "peso", dores lombares, aumento da frequência urinária, ou mesmo infertilidade.

A escolha entre o tratamento clínico ou cirúrgico dependerá da idade da paciente, da intensidade dos sintomas, e da resposta a tratamentos prévios. Mulheres que não menstruam (fase de menopausa) excepcionalmente necessitarão de algum tratamento. 

Quando necessária, a quantidade e localização dos miomas é que determinarão o tipo de cirurgia a ser realizada. O desejo de preservação da fertilidade também influenciará na opção cirúrgica. A histerectomia (retirada do útero) é o procedimento cirúrgico ginecológico mais realizado em todo o mundo. Abordagens cirúrgicas minimamente invasivas para a realização de histerectomias são as vias vaginal, laparoscópica, e robótica, com variações de custos e tecnologia necessários entre estas.

Como alternativa cirúrgica, indica-se em determinadas situações a retirada apenas dos miomas, ou seja, a miomectomia. Da mesma forma, as vias laparoscópica e robótica são alternativas minimamente invasivas para a realização desta cirurgia. Acrescenta-se ainda a opção de realização da histeroscopia para os miomas submucosos (aqueles localizados no interior da cavidade uterina). Todas estas opções poderão ser discutidas com seu médico para adequada tomada de decisões.

[ Voltar ]

Copyright© 2012 - Todos os direitos reservados - Melhor visualização em 1024 X 768

Instituto de Laparoscopia & Robótica
Rua Dona Adma Jafet, 74 Conjunto 77
Cep 01308-050, São Paulo - SP
Email: instituto@laparoscopia-robotica.com.br

Tel: +55 (11) 2729-5155 / Fax + 55 (11) 2729-9155